segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EMBAIXADOR DE ESPERANÇA



Mc.5.1-20

Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você. v. 19

Por muito tempo eu fiquei muito indignada, sem entender as razões de Jesus ter permitido aos demônios, a entrada nos corpos dos porcos.
Após ler bem á fundo, entendi claramente os propósitos e intenções do coração de Jesus nesse episódio tão marcante para um homem, que estava aprisionado pelos grilhões demoníacos.
Alguns pontos são de muita relevância no contexto desse encontro de Jesus com o homem dominado por espíritos maus. Vejamos então:
O dono dos porcos provavelmente absorveu algum prejuízo de ordem financeira na perda da sua criação. O envolvimento com o terreno espiritual há sempre um preço a pagar, nem todos sabem disso e muitos não estão prontos para o pagamento.

“ Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram.” v 13

O sofrimento daquele homem causava problemas para muitas pessoas nas cidades circunvizinhas. “ Ninguém conseguia prendê-lo , nem mesmo usando correntes; passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo...”v.5
Era um grande problema para muitos.
Jesus conhecia o íntimo das pessoas daquelas cidades e agora – entendo o porquê que tudo ocorreu por ali. “ Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles.” v.17. Jesus sentiu que era necessário fazer um grande movimento para atrair e incomodar os corações de todos. O milagre que ele realizou não causou impacto nas vidas de muitos – e talvez todos – da cidade, mas, o assombroso afogamento de quase dois mil porcos isso sim, causou espanto e medo. E como resultado pediram que Jesus fosse embora da região deles.
Sabedor da dureza e incredulidade daqueles corações, Jesus não mediu esforços para atrair a multidão até ele, pois era nele mesmo que todos iriam encontrar o milagre correspondente para cada uma das inúmeras necessidades pessoais.
O maior de todos os milagres tinha acontecido e mesmo assim a população não entendeu a obra divina. “ Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo.” v. 15

Assunto encerrado! Jesus estava deixando a região, sem dúvida nenhuma com o coração entristecido pois sempre era costume dele ao ver as multidões aflitas, desgarradas e abandonadas, como ovelhas sem pastor, sentir uma grande compaixão por elas, muita pena mesmo.
O desfecho final desse episódio deve nos levar a uma profunda reflexão. O sentimento de gratidão e o desejo natural daquele homem de seguir o seu libertador é muito comovente. “Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência: - ‘Me deixe ir com o senhor!’ Mas Jesus não deixou e disse: ‘Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você.” v.18,19
Aquele homem não imaginava o quanto ele seria um valioso instrumento de bênçãos para toda a comunidade, pois ele contaria na região das Dez Cidades o que Jesus tinha feito por ele.
Os resultados da presença marcante de Jesus na região de Gerasa surtiram efeitos mais tarde, quando aquele homem outrora endemoniado e agora, um fiel servo de Jesus, Embaixador da Esperança anunciava a todos: “ Ontem, eu era um perdido e escravo nas mãos dos demônios, hoje, aqui e agora, fui liberto por Cristo, o meu Eterno Salvador e Senhor.
“ E todos ficavam admirados” v.20b

Nenhum comentário:

Postar um comentário