segunda-feira, 20 de junho de 2011

CARÁTER ou REPUTAÇÃO?



Desde os primeiros tempos, a reputação é um grande tema para os pensadores, um requisito para as pessoas públicas e patrimônio para as instituições.  Sócrates apontou-a como valor máximo. Alexandre, César e Napoleão forjaram impérios em busca da fama. Por ela, os homens morreram, e ainda morrem. Mais do que nunca, a indústria da fama impera universalmente. A reputação é um bem tão valioso, que chega a parecer sobrenatural, resistindo até à morte do corpo. Quantias cada vez maiores são usadas para gerenciar as reputações e anular qualquer ameaça à imagem. (referindo aos políticos)
Mas trazendo o assunto mais pro nosso lado, e falando bem francamente sobre ele. Afinal, ‘o que é reputação’?
Me peguei fazendo essa pergunta pra mim mesma, á uns 15 minutos atrás. Por isso levantei, de um salto da cama, e vim escrever sobre tal.
A dita da reputação é a coisa mais esquisita e variável que eu já conheci. Pensei, pensei, e não consegui definir exatamente o que ela é, ou quem ela é.
Reputação, à luz da Bíblia, é reconhecida pelo mundo como fanatismo, moralismo, radicalismo, atraso cultural e coisas desse tipo. Paulo já sabia disso na sua época, conforme deixou registrado nas Sagradas Escrituras: “Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1 Coríntios 1.18. O apóstolo conhecia muito bem a glória que o mundo busca e deixa claro qual a glória que nós, cristãos, devemos buscar: “Gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5.2.
Eu, particularmente, considero mais importante o caráter do que a reputação de uma pessoa.
As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.

Vivemos numa sociedade, na qual o que mais importa é a nossa reputação. Mas, infelizmente, falta para alguns, o CARÁTER! Qualidade esta, essencial para a evolução dos seres humanos.
Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter.
O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.

Sinceramente, nunca fiz questão de me preocupar com o que as pessoas pensam sobre mim, ou de que maneira definem a minha ‘reputação’.
É o velho ditado: “a maldade esta nos olhos de que a vê”.
Por mais exemplar que você seja como cidadão, ou como cristão, sempre haverão DESOCUPADOS de plantão tentando acrescentar algo (negativo) a sua reputação.
Aristóteles disse que nosso caráter é o resultado da nossa conduta.
Ou seja. O resultado da conduta é o CARÁTER, e não a REPUTAÇÃO!
Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais.
O caráter não é esculpido em mármore, não é algo sólido e inalterável. É algo vivo e mutável, e pode tornar-se doente, como se torna doente o nosso corpo.

Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Pois seu caráter revela  o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você.


Parte superior do formulário
Cuidado com as palavras: elas se transformam em ação.
Cuidado com as suas ações: elas se transformam em hábitos.
Cuidado com os seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino.



"tô nem aí pra minha reputação! tô cuidando é do meu caráter!"
KÉY PIMMEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário