terça-feira, 7 de junho de 2011

DESAPEGO



Quem nunca se viu numa desesperadora situação de ou desapegar, ou apegar-se mais?
E não me refiro apenas ao fim de relacionamentos amorosos. Mas também de situações onde é preciso desapegar-se do emprego no qual foi demitida, o antigo apartamento, o carro que vendeu, a amiga que trocou você por uma nova amizade,... etc
O nosso grande problema é que nos apegamos muito facilmente a coisas e pessoas, que sabemos que não serão nossos e não estão conosco por muito tempo.
Ano passado uma amiga muito querida estava casando. Um dia antes do casamento ela me ligou e conversamos muito. Do nada ela ‘botou’ pra chorar.  Imaginei que fosse a ansiedade ‘pré-nupcial’, mas mesmo assim perguntei o porquê das lágrimas. Me surpreendi quando ela respondeu que estava com saudade do EX. Me apavorei! Não pelo fato dela estar pensando no ex ás vésperas do casamento, isso acontece. Mas pelo fato do cara ter dado um belo chute na traseira dela e tê-la trocado por uma menina de 15 anos. Isso, claro, depois de que ele já andava com a de 15 a bastante tempo. Ela foi trocada, passou vergonha, foi traída... E ás vésperas do seu enlace com um homem maravilhoso, ela tira tempo pra ‘sentir saudades do .... calhorda’ (pra não dizer palavra mais feia).
E o pior é que isso se repete em várias outras áreas da nossa vida.
Por mais que estejamos vivendo algo maravilhosamente novo, ainda assim, gastamos nosso rico tempo pra pensar no que já acabou.
Toda posse é temporária. Tanto que no momento em que conseguimos algo, já começamos a pensar em ir atrás de outra coisa e no momento em que perdemos algo que possuímos, sofremos!
Que tal se parássemos de sofrer pelo inevitável? Pensem bem: até nosso corpo não é nosso para sempre – somos seus ocupantes temporários!
Dou razão a Fernando Pessoa, quando escreveu que há uma grande LIBERTAÇÃO no desapego. (E só entende isso quem já conseguiu se desapegar de algo que parecia ser eterno).
Aaaaaah e como é maravilhosa a sensação do desapego! (Eu que o diga).
Se Desapegue de algo que já não te faz mais bem...seja ele aquela meia velha..Ou aquele amor que te faz/fez sofrer...
Não se apegue a amores/relacionamentos amorosos. Eles são traidores. Ame, dê amor, e receba amor de coração aberto, mas deixe-o livre o tempo todo. Amar é ter um pássaro pousado no dedo.  Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.
Clarice Lispector escreveu certa vez, que ela só se apegava ao que valia á pena. O problema é que a gente nunca sabe o que vale mesmo a pena nessa vida.
Para apagar marcas, é preciso desapegar-se.
E para cultivar o desapego é preciso o primeiro passo, a primeira oração e o último beijo...
É preciso fechar os olhos e parar de sentir com o coração.
Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo!
Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
De um tempo pra cá vim pensando em me desapegar de tudo. Comecei a praticar obcecadamente o desapego. Quando me dei conta, estava completamente apegada a essa idéia e vi que pra isso não tem jeito.
Não que eu tenha me tornado uma pessoa fria emocionalmente, ou a ‘rainha de gelo’ como me chama um amigo. Mas aprendi a me desapegar com facilidade das coisas e pessoas (exceto da minha coleção de óculos e relógios). rs
LIBERTE-SE – DESAPEGUE-SE – DEIXE IR EMBORA –
E saiba que quando estamos na direção de Deus, tudo que acontece, acontece por vontade e permissão dEle. E se essa perda aconteceu na sua vida, é por que Ele, sendo infinitamente sábio, sabe que amanhã ou depois algo inexplicavelmente maior baterá palmas no seu portão.
E pra finalizar, provo que a Bíblia também fala sobre o desapego. Paulo em FL 3:13, disse:
“ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM, AVANÇO PARA AS QUE DIANTE DE MIM ESTÃO”.


Completamente desapegada: KÉY PIMMEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário