sábado, 4 de junho de 2011

SOLTEIRISMO



Depois de ter recebido uma mensagem no celular, ontem á noite, do meu pai me avisando pra assistir o Globo Repórter, por que o assunto abordado me serviria de grande valia. Curiosa eu liguei a TV, e o 'assunto de grande valia' abordava Solteirismo e Solidão! (Fiquei furiosa com meu pai, é claro!)

Quando encontro antigos e colegas, uma das perguntas mais freqüentes é “Já casou?”. Sempre respondo com um “não” bem contundente. Tem gente que se espanta com a minha firmeza. Engraçado que alguns desses que estranham o meu posicionamento também não são casados.
Não sou de planejar á fio as coisas pra minha vida. Porém, desde adolescente eu digo que só vou pensar em casamento quando chegar os 25. Como falta pouco pra isso, já cogito ampliar este prazo. 
Casamento e solteirismo podem ser assuntos pessoais, mas estão dando margem para pesquisas e reportagens especiais na mídia do mundo todo. As estatísticas não são nada animadoras. Em Cingapura, o centro financeiro da Asia, de cada 100 mulheres de nível universitário, 40 nunca se casarão. É uma projeção não somente atribuída ao destino cruel, mas sobretudo porque as mulheres asiáticas que estudaram o 3o grau, graças a política do governo e hoje possuem uma promissora carreira profissional, não querem continuar a tradição de se casarem para ser submissas ao marido tal como suas antepassadas mães e avós. Essas mulheres independentes se dizem mais felizes com suas carreiras profissionais do que se tivessem vivendo um casamento problemático.
Nos EUA, há cinco mulheres solteiras para cada homem disponível. Disse uma revista novaiorquina que, "as chances de ser atingido por um ato terrorista nessa cidade são praticamente idênticas que uma mulher encontrar um marido" (isso antes do ataque de 11 de setembro, aos edifícios, em Nova York). Há uma crença em países de primeiro mundo, que as mulheres bem sucedidas na profissão tendem a não serem felizes nos seus relacionamentos afetivos e sexuais.
Do ponto de vista psicológico, a mulher vítima do solteirismo tende a ficar deprimida, a questionar porque não conseguiu fisgar um marido se uma outra que não é tão bonita, que tem o mesmo peso que ela, conseguiu? Essa mulher se vê repetidamente questionando sua auto-imagem, o seu destino como trágico, a sua auto estima poderia ir se declinando com o avançar da idade e, se nada acontece, termina acentuando alguns sintomas. Algumas ficam com raiva do destino cruel, outras simplesmente reorientam-se a aprimorar sua carreira profissional, onde costumam excederem-se no tempo integral de dedicação exclusiva às tarefas do trabalho. Tornam-se pessoas de um único assunto e por isso tidas como chatas. Também com o passar dos anos, muitas abandonam os traços de feminidade, de graça ou leveza. Tornam-se rígidas, metódicas, bisbilhoteiras e moralistas. As de costumes antigos terminam vivendo pelos cantos, às escondidas, mas as pós-modernas, que se sentem mais ou menos livres, adotam o jeito masculino de viver competitivamente.
Vou ser mais simples e direta agora:
Bom, levando em cosiderção o fato de que estou solteira a menos de 8 meses, posso, particularmente definir solteirisse como: A ausência de alguns problemas, e também a presença de alguns problemas.
Devo contar pra vocês que nesses quase 8 meses eu voltei a fazer muitas coisas que no período de comprometimento afetivo eu deixei de lado. Viajei com as gurias, retomei amizades que tive que deixar de lado, voltei a escrever, durmo até mais tarde nos finais de semana (coisa que antes não dava, por que 'ele' acordava as 6 da manhã, ligava pra dar 'bom dia amor!', e obviamente eu não conseguia dormir de novo).
Só faço programa de índio se eu quiser. Ou se meus amigos me persuadirem a fazê-lo. Não há obrigação de acompanhar o namorado em reuniões de família, casamentos em cidades distantes, funerais e outros eventos de cunho familiarístico-social.
Não preciso me preocupar com a matemática sentimental. Sim, porque a partir do momento em que dois viram um (casal), cada parte desse um tem que se dividir em dois, pensar por dois, se preocupar por dois, escolher filme pra dois, comprar roupa pra dois, e às vezes até pagar a conta para dois. Se houvesse uma fórmula pra essa equação, Pitágoras teria de encarnar em Freud para (tentar) resolvê-la. E eu nunca fui boa em exatas mesmo.
Por último, porém de grande importância, vejo como maior vantagem dessa vida só o fato de não precisar dar satisfações. Posso resolver de uma hora pra outra passar o fim de semana fora. Não preciso ligar pra ninguém informando que minha amiga está com problemas no casamento e por isso eu vou me encher de sorvete no Bob’s com ela. E como é bom chegar em casa às 06 da manhã, com os sapatos nas mãos, depois de passar a noite ensaiando e compondo com amigos…tem coisas que só a solterice faz por você.
Mas também existem coisas que só a solterice deixa de fazer por você. Devo admitir que não é nada agradável estar em casa no Sábado de noite, sozinha, ouvindo músicas deprimentes e se empanturrando de carboidratos. Sem contar que semana que vem tem o Dia dos Namorados, e vou passar sem ganhar se quer uma 'agulha'. Isso me dói, profundamente. rs
Chega de 'alopração'! Vamos espiritualizar um pouco esse assunto:
Servir a Deus, cultivar amizades, autoconhecimento, estudar, trabalhar livremente, desenvolver dons _espirituais e humanos_ , viajar sozinhos ou dar uma simples volta pela cidade despreocupadamente,ficar horas a fio de conversa fiada,passar noites em casa de amigos ou recebê-los despropositadamente,são coisas simples que o solteirismo nos proporciona. Neste tempo somos chamados a desenvolver um relacionamento profundo de amor e integralidade com o Senhor,desenvolver-nos ministerialmente e nos lançar na vocação a qual fomos chamados em total liberdade.coisas que quando este tempo chegar ao fim poderemos continuar a fazer,entretanto com o tempo muito mais tolido.
Mas há uma coisa nesta época que extremamente desagradável : A cobrança.
Percebi que geralmente quem faz este tipo de cobrança são pessoas frustradas sentimentalmente,independente de serem solteiras ou comprometidos.e os que são casados não possuem um relacionamento exemplar e aconselhável,e muitas vezes parecem desejam se realizar em relacionamentos alheios,e se arrependeram de se relacionarem tão cedo. Hoje não suportam ter a certeza que esperar e ser criterioso é um passo importante para o sucesso.
Casais bem sucedidos não cobram,pois sabem o quanto valeu a pena o seu tempo de solteiro,pois aprenderam que para coexistir bem é necessário ser feliz sozinho!
_ Estarmos solteiras não significa que sejamos Só!
Estar solteira não é ter uma existência vazia e sem propósito!

Mas por favor meninas, não deixem florecer em vocês a idéia de que um dia em suas vidas vai aparecer um 'principe', um cantor, pregador, perfeito, lindo, sem defeitos, uma espécia de 'galã cristão'. Isso não existe. Os homens são lotados de defeitos, assim como nós!
E não tenham dentro de vocês o falso sonho de que Deus vai mandar um namorado/esposo na hora certa... Que Deus vai prover... Deus vai escolher... Deus vai enviar... Deus vai revelar... etc
Isso é sem base, e sem fundamento. Deus não escolhe marido pra ninguém! Nós é que escolhemos, e ai, cabe á nós, estarmos na direção de Deus quando fizermos essa escolha.


Encerro hoje, dizendo que não sou uma solteira qualquer,
Mas que atuamente estou DESINTERESSADA AMOROSAMENTE! rs

Com amor, e profunda alegria no atual solteirismo: KÉY PIMMEL
Imagem de exibição: Kéy Pimmel, em Itapema/SC - ano de 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário